Queratose Seborréica (GUIA COMPLETO) - Causas, Sintomas e Tratamento

Queratose Seborréica (GUIA COMPLETO) - Causas, Sintomas e Tratamentos

Queratose Seborreica Causas, Sintomas e Tratamento

Queratose Seborreica É uma proliferação benigna das células da epiderme, (a camada mais superficial da pele). Faz parte do processo normal de envelhecimento da pele e não constitui qualquer risco para o paciente.

Como Nasce a Queratose Seborreica?

Consiste em uma mácula ou pápula acastanhada-acastanhada (mancha ou lesão, respectivamente) com uma superfície rouca ou verrugosa. Elas geralmente parecem aderir à pele, o que lhes dá um aspecto parecido com uma lama seca. O tamanho de cada uma das lesões é muito variável, embora eles geralmente se estejam entre 5 e 10 mm. Embora o aspecto descrito seja o mais freqüente, elas podem ter uma tintura mais amarelada, avermelhada ou completamente preta; E pode aparecer com descamação ou Pediculadas.

Onde Nasce a Queratose Seborreica?

A doença pode ocorrer em qualquer parte do corpo que tenha pele, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Pode-se dizer que os que estão localizados nas membranas mucosas (oral, genital, ocular) são excepcionais. Elas muitas vezes aparecem no rosto, couro cabeludo e tronco. Eles podem aparecer sozinhas, embora seja muitas vezes observado várias simultaneamente no mesmo paciente.

Quem pode ter a Queratose Seborreica?

Alguns estudos têm observado que 100% dos sujeitos incluídos têm Queratose seborreica, pois faz parte do envelhecimento normal da pele. Eles tendem a ser mais freqüentes em pessoas de 50 anos e vai aumentando a medida como a idade progride. Os indivíduos negros podem apresentar uma variante específica denominada "Dermatose Papulosa nigra", tamanho de cerca 1-5 mm, agrupados na face, pescoço e/ou tronco superior.


Queratose Seborréica (GUIA COMPLETO) - Causas, Sintomas e Tratamentos


Fatores de Risco da  Queratose Seborreica?

Em princípio, aceita-se que o principal fator de risco é a passagem do tempo, embora pareça que eles também possam estar relacionados com a exposição ao sol e com uma predisposição genética.

Diagnóstico da Queratose Seborreica?

Geralmente o diagnóstico é visual, uma vez que o dermatologista experiente é capaz de reconhecer a lesão imediatamente. Em casos de dúvida, a observação dermoscopy ou epiluminescence permite especificar o diagnóstico na maioria das vezes, já que a doença apresenta alguns sinais muito característicos. Em casos raros, uma biópsia é necessária para um diagnóstico correto.

Tratamento da Queratose Seborreica ?

O tratamento não é obrigatório, uma vez que não contribui para qualquer alteração da saúde ao paciente. São eliminados geralmente pelo desconforto estético ou ligeiro (comichão ou esfregando com uma roupa). Existem inúmeros métodos para a eliminação da doença, incluindo a destruição por nitrogênio líquido (crioterapia) ou Electroscalpel, curetagem com colher de chá e vaporização por CO2 ou YAG laser, entre os mais comuns. 

E que produzem resultados estéticos mais favoráveis. Todos eles têm uma resposta final semelhante. Seja qual for o procedimento escolhido, é necessário ser cauteloso para evitar cicatrizes e hiperpigmentação na área tratada, especialmente se tratada em pacientes com pele escura (fototipos III ou superior).

O autor do artigo recomenda a remoção por crioterapia com ponta de contato ou bico de 1mm, ou usar o laser de CO2 para áreas particularmente sensíveis. A preferência tem de apontar um excelente resultado estético com um mínimo de desconforto para o paciente. Independentemente do método utilizado, a proteção solar com FPS acima de 30 é estritamente obrigatória em áreas expostas em meses ensolarados.




Perguntas frequentes


Queratose Seborreica São Verrugas?

Embora outras denominações são "verruga senil" ou "verruga seborreica", esta terminologia leva à confusão. Uma verruga é uma lesão cutânea causada pela infecção do papiloma vírus humano, e Queratose seborreica não têm essa origem ou relação com este vírus. Sendo rigoroso, devemos dizer que eles não são verrugas como tal.

Queratose Seborreica é Perigosa?

Não. Estes são tumores benignos da pele, sem potencial para degenerar ao câncer de pele. O único problema que eles fornecem é estético, ou eles podem causar coceira quando irritada.

Queratose Seborreica é Contagiosa?

Não, já que não são causados por agentes infecciosos.

Tratamento da Queratose Seborreica?

Não, não é necessário. No entanto, a grande maioria das pessoas se sentem mais confortáveis eliminá-los para que eles não causam qualquer alteração estética.


Queratose Seborréica (GUIA COMPLETO) - Causas, Sintomas e Tratamentos


Como Curar a Queratose Seborreica?

Ocasionalmente, sim. Pode-se ser que pela fricção eles mesmos são destacados, ou podem ser inflamados e o próprio sistema imunitário do paciente elimina-os (quando este fenômeno ocorre eles são chamados "liquenoides Keratoses benigno"). Nestes casos, é normal virar avermelhado e causar coceira por alguns dias antes de desaparecer.

Queratose Seborreica é Câncer?

Muito excepcionalmente, o aparecimento repentino de vários Queratose seborreica de uma forma extensiva tem sido associado como um reflexo de um câncer subjacente (síndrome paraneoplásica). Este fenômeno, chamado sinal de Leser-Trélat, é excepcionalmente raro, e pode ser visto em Neoplasias do trato digestivo e em alguns linfomas.

Queratose Seborreica nasce nos órgãos genitais?

Sim. Na verdade, não é uma área onde eles aparecem raramente, e às vezes coloca um desafio de diagnóstico, porque eles podem facilmente ser confundido com verrugas genitais causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Nestes casos, em caso de dúvida, é aconselhável praticar o estudo histológico (biópsia) da lesão duvidosa, a fim de proceder ao tratamento mais adequado. Deve ser lembrado que Condilomas são contagiosas e têm um risco mínimo de degeneração para o câncer-especialmente em mulheres-coisas que não ocorrem no caso de Queratose seborreica.

LEIA TAMBÉM:

PEDICULOSE PUBIANA (CHATO) - CONTÁGIO, SINTOMAS E TRATAMENTO

QUEILITE ANGULAR (BOQUEIRA) - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

PITIARÍSE ALBA - SINTOMAS E TRATAMENTO - GUIA COMPLETO 2018-2020