Foliculite Decalvante - O que é, Causas e Tratamento

Foliculite Decalvante - O que é, Causas e Tratamentos



Foliculite Decalvante - O que é, Causas e Tratamento - É um tipo raro de alopecia cicatricial primária que geralmente afeta os pacientes jovens, especialmente os homens. Ele geralmente começa como uma inflamação do couro cabeludo com pústulas e picadas, que eventualmente destrói o folículo piloso e produz áreas de cicatrizes irreversíveis.


Quando os folículos pilosos do couro cabeludo ficam inflamados, coceira, crostas, e até mesmo pústulas estão inchados de infecção. Se não curar bem o bulbo pode ser afetado, o cabelo cai e não cresce outra vez. É uma doença muito rara e não há 100% de tratamento seguro.





Foliculite Decalvante - O que é?

Foliculite decalvante é a inflamação de um ou mais folículos pilosos. Ele produz coceira muito intensa, vermelhidão, crostas ou pústulas em alguns fios de cabelo deixado em áreas com alopecia.


Nos casos os mais severos, infecção bacteriana e uma ferida no folículo ocorrem; Uma cicatrização ruim pode causar a lesão definitiva com a conseqüente perda permanente do cabelo nessa área.



A calvície avança progressivamente, mas pode ser atenuada com medicação específica para combater a infecção. Esta doença é completamente incomum e não há nenhum tratamento 100% eficaz mas você pode ter determinadas precauções como não tocar nas áreas danificadas.




Foliculite Decalvante - Causas

A causa da foliculite decalvante é desconhecida. Especula-se que o processo inflamatório que destrói os folículos pilosos pode começar com uma infecção bacteriana, que em pacientes predispostos desencadearia uma reação do próprio organismo contra o cabelo. 


Esta reação inflamatória é crônica, sendo capaz de ficar por anos na forma de brotos. Apesar de ser capaz de influenciar uma infecção bacteriana na sua origem, esta queda de cabelo não é uma doença contagiosa.



No entanto, há ainda muitas perguntas sobre as causas desta doença. Tudo isso é a razão do estudo dentro da unidade de Tricologia de um grupo de clínicas.



Foliculite Decalvante - O que é, Causas e Tratamentos


Clínica e evolução

Clinicamente, Foliculite decalvante geralmente começa como uma inflamação com pústulas na região da coroa que produz uma destruição irreversível do folículo piloso produzindo áreas de calvíce. É comum que os pêlos apareçam em tufos (vários pêlos emergentes do mesmo orifício folicular), crostas e grãos em torno da área e que o paciente perceba coceira e ardor nessa região. A doença tem um curso crônico 
apresentando surtos em números variáveis ao longo do ano. É essencial tratar estes surtos adequadamente para que a área de queda de cabelo não avance.

Foliculite Decalvante - Diagnóstico

O diagnóstico Foliculite Decalvante é baseado principalmente na observação da aparência da pele e testes laboratoriais também pode ser feito para determinar quais as bactérias ou fungos está causando a infecção. O diagnóstico pode ser realizado clinicamente e por meio de tricoscopio digital (microscópio utilizado na consulta) diretamente se o médico tem experiência no diagnóstico da doença. Em alguns pacientes, pode ser aconselhável realizar alguns testes, tais como culturas ou uma biópsia da pele. É um procedimento simples que é feito em menos de 15 minutos com anestesia local, dando um ponto.



LEIA TAMBÉM:








Foliculite Decalvante - Tratamento 

Hoje em dia não há tratamento curativo da  foliculite decalvante. No entanto, com os tratamentos disponíveis pode ser alcançado para estabilizar a imagem para que calvíce não avance. Dentro das terapias existentes, antibióticos como tetraciclinas orais ou a combinação de Rifampicin-clindamicina e anti-inflamatórios, tais como intralesional triancinolona ou corticóides tópica pode ser usado. 


Estes tratamentos são bem tolerados e com poucos efeitos adversos. Muitos pacientes podem ficar controlados com micro-injeções de triancinolona intralesional a cada 3-4 meses. Outras terapias que podem ocasionalmente ser do interesse em pacientes selecionados são terapia fotodinâmica, sulfonato, isotretinoína, acitretina, ou algumas drogas biológicas.



O objetivo terapêutico, como toda a alopecia cicatricial, é estabilizar o processo e impedir que cresça. Uma vez que a doença foi estabilizada medicamente, poderia ser considerado para reconstruir cirurgicamente por um transplante capilar, embora o cabelo transplantado nesta doença poderia cair se um novo surto de foliculite decalvante aparece.



O principal fator de prognóstico ao prevenir a calvíce de avançar é, portanto, o tratamento de surtos inflamatórios precoce. Ao longo dos anos, a doença tende a diminuir a sua atividade espontaneamente até que um número considerável de pacientes produzem os surtos. No entanto, as formas mais severas podem exigir tratamento contínuo durante meses ou anos.



Foliculite Decalvante - O que é, Causas e Tratamentos


Outros Tratamentos

As compressas molhadas e quentes podem ser aplicadas para estimular a drenagem dos folículos afetados, a fazer com antibióticos na área, para ingerir a medicamentação oral ou para aplicar drogas antifúngicas para controlar a infecção. 


Se a infecção se estender por mais de dois ou três dias, é aconselhável consultar o médico. E tenha sempre as seguintes precauções para reduzir a infecção e evitar mais danos aos folículos afetados:



  • Reduzir a fricção com vestuário


  • Evite barbear nessa área (se você precisa se barbear você deve usar um barbeador novo limpo a cada vez ou um barbeador elétrico)


  • Mantenha a área limpa e seca


Recomendações

Recomenda-se lavar o cabelo com um shampoo com ácido salicílico, o que ajuda a diminuir a descamação do couro cabeludo.


É muito importante evitar que o cabelo e o couro cabeludo fiquem úmidos por um período prolongado de tempo para facilitar a cicatrização de crostas. Alguns dermatologistas aconselham a ingestão de comprimidos de zinco e um spray de tratamento para crostas irritadas. 



Há também a chamada Foliculite da barba, em que os folículos pilosos são infectados especialmente no lábio superior, e piora com cada novo barbeado. Micose também pode aparecer nesta área, semelhante à foliculite, mas a infecção é causada por um fungo. 



Outra condição da barba é pseudo-foliculite, uma desordem que ocorre principalmente em homens negros. Quando eles são raspados e seus cabelos encaracolados são muito curtos, eles podem se tornar curvo e penetrar novamente na pele causando inflamação.



Foliculite pode ocorrer em qualquer parte do corpo, especialmente no pescoço, virilha e área genital. Ela aparece quando os folículos são danificados por atrito com roupas ou quando eles são bloqueados por qualquer causa. Na maioria dos casos, eles estão infectados com Staphylococcus e erupções cutâneas, coceira, grãos e pústulas ocorrem.
Foliculite Decalvante - O que é, Causas e Tratamentos