Pitiríase Alba - Sintomas e Tratamento -GUIA COMPLETO 2019-2020

Pitiríase Alba - Tratamentos, Sintomas

Pitiríase Alba - Sintomas e Tratamento Pitiríase alba é uma condição da pele comum que ocorre principalmente em crianças. É apresentado como manchas de cor clara, especialmente nas bochechas. Normalmente, o tratamento só requer o uso de cremes hidratantes.


A doença de pele é assim chamada pela aparência escamosa bem presente inicialmente (Pitiríase) e a palidez das manchas que se desenvolvem.

É um tipo de infecção cutânea que geralmente mancha a derme. Não é uma doença em si, mas sim uma manifestação da infecção do fungo Malassezia Furfur. Em nenhum caso é contagiosa.

As pessoas mais afetadas pelos sintomas da pitiríase alba são adolescentes e jovens adultos em épocas em que a temperatura está mais quente. Se as causas que a provocam não são aliviadas, é manifestada em surtos.


Existem quatro tipos de Pitiríase: 



1. A Rosa 

2. Alba, 

3. Rubra Pilar  

4. Versicolor


sendo esta última a mais comum. Hoje nós vamos falar sobre Pitiríase alba.

Este tipo de Pitiríase afeta principalmente crianças entre três e dezesseis anos de idade.


Sintomas

Na maioria dos pacientes, Pitiríase alba é desenvolvida através de três estágios distintos.

Primeira fase


Pacientes com Pitiríase alba desenvolvem manchas rosa pálido ou vermelho ou pontos ovais na superfície em todo o corpo especialmente:

1. Rosto

2. Pescoço

3. Braços 

4. Metade superior do corpo


Algumas pessoas podem sentir coceira.

Segunda fase


Depois de várias semanas, as lesões ficam pálidas. Na maioria dos casos, não se sente nenhuma dor ou irritação. Pessoas com a derme extremamente seca pode desenvolver escamação. Este fenômeno é especialmente perceptível durante os meses de inverno, quando o ar é muito seco.

Terceira fase


As lesões podem se tornar manchas brancas e suaves. Durante o verão, as manchas não ficarão bronzeadas com o sol, e ficarão mais visíveis.

No início, haverá manchas redondas ou ovais de cor pálida, esbranquiçada ou rosa, tanto no rosto, pescoço, braços, dorso e costas. Às vezes pode apresentar alguma coceira. Mais tarde estas manchas se tornam pálidas. Se a pessoa que desenvolve esta infecção tem a pele seca, às vezes a pele pode ficar escamada, especialmente no inverno, quando o ar é mais seco.

Finalmente, as manchas podem se tornar mais esbranquiçadas. Para pessoas mais morenas, parecem remendos no corpo e ficam ainda mais visíveis pelo contraste da cor.


Causas


Não há causas conhecidas, mas há fatores que pioram o seu desenvolvimento, como climas úmidos e quentes, umidade elevada, certos sabonetes irritantes ou detergentes de lavanderia muito agressivos que são irritantes para a derme.
As causas da Pitiríase alba são desconhecidas. A erupção cutânea parece piorar havendo ressecamento. Pitiríase alba é mais perceptível no verão, quando a área circundante se torna mais escurecida, como as manchas permanecem claras.


Fatores de risco


Fatores de risco da Pitiríase alba é mais comum em crianças de 3 a 16 anos. Embora as causas não sejam totalmente compreendidas, alguns fatores de desencadeamento foram mais ou menos reconhecidos. Estes incluem:

Clima quente e úmido. Nos torna mais sensíveis durante os meses de verão. A exposição prolongada à luz solar também pode agravar as manchas que surgem da doença. A alta umidade na atmosfera precipita o ressecamento.

Sabonetes. Alguns especialistas médicos acreditam que sabonetes contendo perfumes podem ser susceptíveis de desencadear esta doença. Detergentes para a lavanderia. Determinados detergentes usados para a roupa podem causar a irritação.




Complicações


Algumas das principais complicações da Pitiríase alba são:

Doenças de pele. como sarna, que é caracterizada por coceira e irritação extrema.

Hipopigmentação. Esta condição é caracterizada por uma falta anormal de cor da derme. A aplicação prolongada de cremes à base de esteroides, como a hidrocortisona, no rosto pode causar efeitos colaterais e resultar em problemas adicionais.

Diagnóstico


O diagnóstico da pitiríase alba começa com um exame físico. Se existe a suspeita de câncer de pele ou outra doença mais grave, uma biópsia do tecido pode ser realizada. Se os médicos suspeitarem de infecção fúngica, podem examinar um espécime um microscópio.

O médico detecta esta infecção com uma observação detalhada da pele. Para eliminar a possibilidade de câncer de pele você pode realizar uma biópsia de tecido e descartar que são fungos, observada o microscópio.


Tratamento


O tratamento da Pitiríase alba não requer nada de especial, usando um hidratante ou hidrocortisona, pode fazer com que as manchas desapareçam mais rapidamente. No entanto, mesmo com o tratamento, a erupção cutânea pode levar meses para resolver.

Porque as manchas Pitiríase alba não se bronzeiam com a luz solar, a proteção eficaz do sol ajuda a minimizar a diferença na coloração normal circundante.

Em algumas pessoas, as manchas podem permanecer presentes por muitos meses. Nos primeiros anos de idade adulta, elas dissipar-se-ão completamente.

Este tipo de Pitiríase não tem nenhum tratamento específico ou complicado, apenas o uso de hidratante para que as manchas desapareçam progressivamente.

Isso sim, pode levar muito tempo para desaparecer, mesmo meses ou anos. Você apenas tem que ser paciente porque no caso das crianças as manchas desaparecerão em seus primeiros anos de idade adulta.


doenças de pele, manchas brancas no corpo, pitiríase alba

Prevenção


Porque os especialistas ainda não sabem a causa da Pitiríase alba, não há estratégias de prevenção. No entanto, aqueles que já sofrem desta condição pode usar protetor solar diariamente para evitar o agravamento da condição da derme.

Pessoas que sofrem com esse problema cutâneo pode desenvolver sarna ou hipopigmentação, mostrando uma falta de cor normal.


Remédio Caseiro Para Pitiríase Alba


A pele é a camada que nos protege de fatores externos que podem afetar a nossa saúde e tem outras funções como a hidratação e oxigenação.

Sendo uma parte que é exposta, ele mostra todos os tipos de condições, alguns muito estranhos, como a Pitiríase Alba e seus diferentes tipos.

Pitiríase Alba é uma condição que ostenta o seu nome pelo aparecimento de manchas na forma de escamas de cor clara, devido à secura e é mais comum em crianças do que em adultos.

Porque é uma condição de que a causa não é conhecida e desaparece ao longo do tempo, não há remédios para a Pitiríase alba que possam melhorar esta condição.

O mais importante é ter em mente em não expor a pessoa a umidade, nem aos banhos muito longos, secando bem a pele após ter terminado o banho e igualmente algo importante, use sempre o protetor solar, para impedir que continue a desvanecer-se.

A Pitiríase alba não precisa de tratamento, pois sai com o tempo. Embora tenha alguns sintomas sejam extremamente irritantes, como a coceira, que pode ser aliviado com estes remédios naturais:



Dicas de banho


Durante o curso da doença é aconselhável evitar as temperaturas que possam irritar a pele, bem como qualquer sabão ou shampoo, que contém compostos químicos ativos.

Banho com farinha de aveia


A aveia tem propriedades que podem ajudar a aliviar a coceira e é muito fácil de usar. A melhor coisa é tomar um banho com farinha de aveia. Para fazer isto ponha a água em uma banheira e adicione a farinha até que se dissolva, a seguir tome o seu banho normalmente e depois fique de molho nessa solução de aveia por 20 minutos.

Evite coçar


Evitar se coçar é essencial, porque pode ferir e machucar a pele, desta forma pode agravar a condição e, principalmente por que a coceira pode intensificar.

Mentol ou loção refrescante


Ambos têm propriedades que ajudam a diminuir a irritação e, portanto a coceira. Por isso é uma boa ideia usá-los, além de que eles não têm efeitos colaterais.

Boa hidratação


É aconselhável fazer uma boa hidratação para manter a pele flexível e impedi-la de secar, o que gerará coceira.

Pitiríase Alba - Sintomas e Tratamentos  


LEIA TAMBÉM:

Ictiose Arlequim - O que é, Sintomas e Tratamentos

Acantose Nigricans - O que é Sintomas e Tratamentos