A Pitiríase Rósea - Fotos, Sintomas e Tratamento é uma erupção cutânea que normalmente atinge a metade do corpo. É benigna, mas pode causar muita irritação em alguns casos. Geralmente, ele começa como uma mancha grande no peito, abdômen ou costas e depois se espalha. Dura cerca de 6 a 8 semanas, embora possa chegar durar 12 semanas.
É uma doença de evolução aguda e auto-limitante. Caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão inicial e vai se desenvolvendo até se tornar lesões eritematosas generalizadas. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja uma patologia de origem infecciosa devido à sazonalidade em que ocorre, o agrupamento de casos e as características clínicas.
Sintomas de Pitiríase Rósea
Embora a pitiríase rósea tenha uma aparência distinta, uma vez que a erupção cutânea se espalhe, em seus estágios iniciais pode confundir-se com outros distúrbios da pele.
Na maioria dos casos, inicia com apenas uma lesão, denominada placa heráldica ou placa grande, podendo ter um formato arredondado ou ovalado, com o tamanho de cerca 2 a 5 cm de diâmetro, as bordas são muito definidas de cor rosada. Pessoas com pele mais morena, a lesão pode ser roxa ou acinzentada. Com o a passar dos dias, a lesão cresce, e começa a apresentar uma leve escamação e ficando mais clara no meio. Barriga, peito e costas são as partes do corpo que mais são afetadas por esse tipo lesão no início.
Na fase inicial algumas pessoas costumam relatar o aparecimento de sintomas que aparentemente nada tem a ver com os sintomas da pitiríase rósea, como:
1. Dores de garganta
2. Mal-estar
3. Dores de cabeça
4. Diarreia
5.Dores no corpo
6. Perda de apetite
7. Febre
Sintomas de Pitiríase Rósea
Segundo Estágio
O segundo estágio é o início da fase de erupção. Há o aparecimento de uma mancha oval de pele escamosa que tem o tamanho de 2 a 10 cm como a placa heráldica, ela normalmente aparece no abdome ou no peito. A placa heráldica também pode ocorrer com menos frequência em outros lugares, como genitais, couro cabeludos e no rosto. A placa heráldica cresce progressivamente por dias.
Progresso
Entre 7 e 14 dias após a aparição da placa heráldica, você pode notar:
1. Manchas rosadas ou erupção cutânea vermelha nas costas, no peito ou no abdômen
2. Pequenas manchas nos braços e pernas
3. Pequenas manchas podem aparecer nas costas e no pescoço vários dias depois.
É raro que as lesões se formem no rosto, mas podem aparecer nas bochechas ou na linha do cabelo. A coceira moderada é comum devido ao excesso de secura da pele. A erupção cutânea é geralmente escamosa e rosa, mas se tem pele escura, pode ser cinza, marrom escuro ou mesmo preto.
Quando consultar um médico
Consulte o seu médico se tiver os primeiros sinais e sintomas. Consulte também o seu médico se tiver tido diagnóstico de pitiríase rósea e a erupção cutânea não desaparecer em 12 semanas.
Causas da Pitiríase Rósea
A exata causa da pitiríase rósea é desconhecida . Não é uma reação alérgica, nem uma infecção bacteriana ou fúngica ou um sinal de doença interna. Acredita-se que seja causada por uma infecção viral. Foi associada a um vírus da família do herpes humano chamado vírus herpes humano tipo 6 (HHV6), um tipo diferente daqueles que causam herpes genital ou oral.
A pergunta é a pitiríase é contagiosa? A resposta é não! A maioria das pessoas com exposição de sintomas conhecidos não apresenta a erupção cutânea.
Fatores de Risco
Pode afetar qualquer faixa etária, mas geralmente afeta crianças e adultos jovens .
Complicações da Pitiríase Rósea
Em geral, as manchas desaparecem por si mesmas, mas podem durar até 12 semanas. As complicações da pitiríase rósea são improváveis, mas, se ocorrerem, podem incluir:
1. Coceira grave
2. Manchas marrons
3. Pele escura após a cicatrização ter curado
Diagnóstico da Pitiríase Rósea
Geralmente é diagnosticada pelo aparecimento na pele, especialmente pela aparência da placa heráldica.
Os exames podem ser feitos para excluir outras condições semelhantes, como a micose, doença de Lyme, psoríase e sífilis secundária. Os testes que podem ser realizados são um exame de sangue e uma biópsia das lesões .
O diagnóstico é clínico. A presença da placa heráldica, a aparição subseqüente de lesões disseminadas e a solução fica em torno de 6-8 semanas são as características.
Pitiríase Rósea - Tratamento
Na maioria dos casos, a pitiríase rósea não requer nenhum tratamento . Ele desaparece por si só em aproximadamente entre 4 e 6 semanas. Em alguns casos, a coceira pode ser reduzida e a erupção cutânea tratada.
Como Aliviar a Coceira
Se a coceira for um problema, o médico pode recomendar o seguinte, para proporcionar alívio:
1. Anti-histamínicos orais . Esses medicamentos estão disponíveis com receita médica.
2. Cremes ou unguentos com esteroides . Esses cremes ajudam a aliviar a coceira e diminuir a vermelhidão. Embora nenhuma cicatriz esteja associada à erupção cutânea
Você deve evitar:
1. Coçar a área . Coçar pode piorar a mancha
2. Sabonetes com fragrâncias
3. Água quente
3. Lã e tecidos sintéticos.
Tratamento da erupção cutânea
Medicamentos antivirais . Acredita-se que a pitiríase rósea pode ser causada pelo vírus herpes humano tipo 6. O medicamento antiviral pode diminuir a duração e gravidade da condição.
Fototerapia . A luz solar direta torna as lesões mais rápidas. De acordo com este princípio, a luz solar ou fototerapia com luz ultravioleta é usada para acelerar o processo de cicatrização. A fototerapia pode causar escurecimento permanente em certos locais, mesmo após a erupção cutânea desaparecer.
Não precisa de tratamento, pois é uma doença assintomática e auto-limitada. Os casos que são acompanhados por coceira podem beneficiar da prescrição de anti-histamínicos orais, corticosteroides tópicos ou radiação ultravioleta B.
Tratamento e Remédio Caseiro para Pitiríase Rósea
A pitiríase rósea pode ser um pouco desconfortável. As dicas a seguir podem ajudar a aliviar o desconforto da pitiríase rósea:
1. Banhe com água morna
2. Evite irritantes, como sabonetes perfumados.
3. Evite coçar . Raspar pode tornar a coceira pior.
4. Aplique uma loção de calamina na erupção cutânea
Prevenção da Pitiríase Rósea
Não é possível evitar a pitiríase rósea porque sua causa é desconhecida.
LEIA TAMBÉM: